terça-feira, 6 de outubro de 2009

Outubro Rosa




Bebi águas de março...
Experimentei abril com gosto de arroz novo!
Maio pra mim, é azul.
Meu doce novembro
tem o cheiro inconfundível do caju.
Os pequis, temperam meu dezembro.
Todos os tempos têm cheiros
E rosa?
Rosa é outubro!
Outubro rosa?
Rosamóvel para despertar?
Movimento para acordar?
Movimento ROSA!
Despertar pela cor...
 Rosa!
Enfeites pra dor?
Rosa!
Uma cor para a dor?


Uma cor para o câncer?


http://www.mulherconsciente.com.br/Nossa-Lut



Que o câncer de mama é uma doença séria e grave, que atinge milhões de mulheres e, apesar de ter cura, ceifa muitas vidas (por falta de informação, de exames, de médicos, de dinheiro), nós sabemos. Apesar disso, apesar da dureza do câncer, a reflexão sobre o tema pode ser leve de vez em quando. A conscientização e o alerta não precisam ser sombrios, frios e cinzentos. Podem ser, em vez disso, quentes e… cor-de-rosa.http://diadefolga.com/outubro-rosa-a-mensagem-pode-ser-leve

 Fotos e pés: Bel Babaçu

Vivenciar através de campanha, nem de longe é possível dizer sobre a angustia que somente uma suspeita de um câncer pode trazer a alguém. Sim. Eu que o diga. De maio a outubro de 2009, minhas noites e dias foram de incertezas. Tudo me faltava. Dinheiro, evidentemente médicos e informações. O dinheiro foi arranjado a médica localizada e o tratamento encaminhado. Tratamento de excelente qualidade, sempre com um atendimento que valeu cada tostão ali aplicado.
http://www.flickr.com/photos/lucianamonte/2942061477/
HOJE, um dia somente após tudo ficar rosa pelo Brasil a fora eu recebi o resultado da ultima biopsia : Não identificado elementos de natureza hiperplásica ou neoplasica maligna. (Laboratório Cortez Moreira) 
Deixei a sala da médica, bastante aliviada, por acaso chovia para me dar mais vontade de chorar. Chorar de alivio inicialmente. Tava ali fora meu amado amigo Ronedy a me esperar pra saber do resultado. Vibrou comigo ao saber do bom resultado. 
Creditos fotos: http://www.flickr.com/photos/lucianamonte/2942061477/
Mas minha vontade de chorar, aumentou consideravelmente, ao me lembrar que resido hoje na segunda maior cidade do Maranhão, IMPERATRIZ - PORTAL DA AMAZONIA, e que o Programa Saúde da Mulher, ficou  por mais de 6 meses sem contar com uma mastologista que pudesse atender a quantidade de mulheres acima de quarenta anos, que não puderam descobrir seus nódulos, suspeitos de câncer ou mesmo câncer iniciais por desrespeito a um dos direitos básicos  a todos os brasileiros, o direito  a saúde.
A grande maioria dessas mulheres, estão na periferia marginalizada pela sociedade, e sem saber  onde recorrer.
Sem querer, fazer do câncer um elemento mais sombrio mas do que ele já é, mas eu hoje estou ainda de luto.
Vanusa da Silva Lima
Tempos sem direitos
Maio a outubro de 2009

Nenhum comentário: