quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Saladas, segredos e anonimato nu - Vanusa Babaçu

"Como tu diz tão bem tudo isso. Tu fala enrustida num discrepado jeito nordestino, de nossa extravagância em matéria de cultura popular, enfim, de nossas vidas multifacetadas e esculhambadas pelo soar das horas boas e ruins refletidas em sobressaltos de batalhas intermináveis pela vida todos os dias a fio, ou melhor dizendo, pela sobrevivência tão somente.

Tinha para mim que não era tão grande assim falar de uma CABAÇA.

Por seu turno, não é de se estranhar tão belas grafias brancas na carretilha de uma BABAÇUEIRA, na comburência da mais pura literatura vivida, num invólucro de vida real desenhada!"


Esse, post trata-se somente de um comentário. Mas, gostei tanto, aliás só não é uma resenha crítica, por acrescentar tantos elementos, agora visíveis a meu pequeno texto poema, que descrevo meu amor, minha relação de vida com "Maria José" Zezezinho Cabaça.

Assinado como "ANÔNIMO"  Mas, quando?  Trata-se de Júnior Mendes. Meu amigo  que partilha saladas e peixes nas quarta-feiras de almoços coletivos em minha casa de sala sem piso e paredes sem pinturas mas, adornadas por obras singulares de Cairo Morais.  Sem  esquecer de mencionar aqui os nossos sete "segredos" (risos).
Moderar os comentários é legal pra mim, por saber que vou ler em primeira mão. Todavia, aceito os anônimos com qualquer teor. No entanto, algumas criaturas estão nuas para mim, e reconheço de imediato quem ali deixou, um recado. E logo Júnior, que eu conheço em tantos aspectos, sei ler sua mão e sua mente, que já dividi até a minha rede paraibana? Passaria como um desconhecido, um ser indentificável?



Eis o texto:

Tu andas por aí...
Nste mundao de Deus!
Carregando em tua cintura uma cabaça d'agua!
Que amarra com imbiras de amarrar côfos.
Quando tu se quebra cabaça, transforma-se em cuia!
Enfeita os cantos das salas
Tu te enche de ceras de vela!
Cabaça, cabaça.....
Tu carrega agua que passarim não bebe,
nos deixando tropêga dos sabores teus!!
Cabaça....tu és pote!!!!

Nenhum comentário: