terça-feira, 23 de março de 2010

OUTONO



Como todo o ciclo da vida chegou o outono... Morar no nordeste é quase impossível definir as estações do ano pela temperatura, que permanece sempre quente ou  chuvosa... nuNca fria. Assim eu me criei de pés descalços nessa terra de meu Deus. Mas adoro enumerar escritos pelas estações cliimaticas (deve ser pelo tom romântico, poético).
Nesse último verão, que antecedeu a nova estação,  eu vivi um dia de cada vez, e cada um deles com 60 horas, e cada hora eletrizada na voltagem 220 volts no minuto. 
Quente muito quente,  o clima e meu clima, calor e calores. O tempo desconhece o clima e corre, como as aguas de nosso rio, habituei-me logo ao ciclo veranesco maranhese, dessa vez ouvindo crianças reclamarem de calor. 
Mas nem só de labaredas foi feito meu verão. Verão de fim de ano, de inicio de ano de carnaval, assim se constitui um verão nas bandas de cá. (meu verão 2009/2010)
Muitas coisas consegui fazer, outras espero reparação para o outono, mas fiz coisas prazerosas e bem economicas, sem usar o MASTERCARD.
No quarto azul, vi, BELAS PELÍCULAS: Amarelo-manga, Fale com ela,  o Leitor, O Piano entre outros  e outras companhias agradabilíssimas.  No escurinho do cine BLUE  apreciei Almodovár, hum..... Abraços Partidos,  ainda nesse verão vi AVATAR, com BEBEL, JOÃO E CAIRO e diga-se de passagem adorei  o filme caro e cheio de azul, minha cor preferida.  Entrei o ano em festa prive, em tom de chiquesa, fui a CANTINA DON VITOR, não consegui ler o cardápio, mas comi tomates secos  e  escrevi poema que nunca será publicado, desenhei libelúlas, pra registrar a noite, e ganhei  lagrimas como declaraçao de amor, fui ali mas feliz que menino com a boca cheia de doces.
Almocei às duas da tarde na quintura do Brasão no primeiro dia do ano e fiz uma foto linda  de um rosto -quadro,  almocei na banca de dona Gorda no Mercadinho com os estivadores e carroçeiros . Chorei no colo de Zezé pela dor das incertezas certas. Costurei  à mão camisetas azuis para minha querida  Débora fazer declaraçao de amor, dei sandálias personalizadas de presentes. Ouvi adeus...
Trabalhei e recebi salário, conheci  João Ávila  um mineirinho que veio cá a trabalho, fui sua assitente e assim,  sob muita chuva peguei a estrada para o sul do Maranhão. Adorei voltar pra casa .
Fiz cirurgia na gengiva, fui bem cuidada, amei e me senti amada.... Tive um péssimo carnaval, fotografei o por do sol, contemplei meu rio Tocantins encontrei meninos  pelo caminho. Comi saladas deliciosas na Romanos com Lice,  Alcione e Lucas mas nada que se compare as nossas saladas "loucas" caseiras com um toque francês do molho de Bebel Babaçu, Vi e beijei Lena Garcia,  me embriaguei no rancho nota 10, nosso antigo MESTIÇO. Caminhei na Estrada do Arroz, apresentei Petrolina para Cairo, Lucas, Lice e Bebel. Prestigiei a festança de Santo Reis em Ciriaco em companhia de um ilustre, dirigi na BR 010 com ele me olhando e me confundindo. Fiz foto de menino NÚ, no riacho Andirobal. Ganhei a melhor massagem de minha vida, fiz peixe para Júnior Mendes, fui testemunha de um casamento no civil,  dormi na Beira rio com os "ALTERNATIVOS" e só acordei com a subida do avião....
Fiz  o poema  Madrugada, na madrugada quente para BUDINHA, dei um presente pra Ivan que me deu um abraço de presente e fez promessas e eu acreditei. 
Ouvi pela primeira vez ser chamada de avó e bajulei   sem pressa minha netinha Ana Babaçu, atravessei a ponte da AMIZADE na madrugada E FIZ SEXO DELICIOSO, entre faróis e retrovisores.
Disse pra um "JÁ NÃO TE AMO como ontem", declarei a outro "TE AMO  HOJE MENOS QUE AMANHÃ" levei flores para IEMANJÁ e amparada num abraço bom atravessei o Tocantins sem medo,  andei a pé na noite de Imperabala.  
Voltei ao rio pra chorar na companhia única do barqueiro,  desejei  ardentemete cortar os cabelos  (aff! passou) .INVENTEI , desculpas para ver alguém (deu certo! risos) Usei chocolates pra pedir desculpas, entrei só off, no MSN. Recebi o recado mais lindo no  ORKUT,  me vi adolescente, postei conversa do Menseger e achei poético, prometi não fazer perguntas e fiz logo em seguida,  senti ciúmes  e sofri, me vi adereço adornando um peito lindo,  ganhei  desenhos indecifráveis,  escrevi dezenas de POEMAS-CARTAS-DECLARAÇÃO-DE-AMOR, para inspiração única de todo um VERÃO.


Um comentário:

Anônimo disse...

adorooo teus textos,

viva!!!

Que verão heim!